Resenha #777: A Camareira - Nita Prose (Intrínseca)

Título: A Camareira / Intrínsecos #41
Título Original: The Maid
Autor: Nita Prose
Série: ---
Páginas: 336
Ano: 2022
Editora: Intrínseca
Sinopse: Molly Gray não é como todo mundo. Ela luta com habilidades sociais e interpreta mal as intenções dos outros. Sua avó costumava interpretar o mundo para ela, codificando-o em regras simples pelas quais Molly poderia viver.
Desde que vovó morreu, há alguns meses, Molly, de 25 anos, tem navegado pelas complexidades da vida sozinha. Não importa - ela se joga com gosto em seu trabalho como empregada de hotel. Seu caráter único, juntamente com seu amor obsessivo por limpeza e etiqueta adequada, fazem dela a pessoa ideal para o trabalho. Ela se delicia em vestir seu uniforme engomado todas as manhãs, abastecer seu carrinho com sabonetes e garrafas em miniatura e devolver os quartos de hóspedes do Regency Grand Hotel a um estado de perfeição.
Mas a vida ordenada de Molly é revirada no dia em que ela entra na suíte do infame e rico Charles Black, apenas para encontrá-la em um estado de desordem e o próprio Sr. Black morto em sua cama. Antes que ela saiba o que está acontecendo, o comportamento incomum de Molly faz com que a polícia a tenha como principal suspeita. Ela rapidamente se vê presa em uma teia de engano, que ela não tem ideia de como desembaraçar. Felizmente para Molly, amigos que ela nunca soube que tinha se unem a ela em busca de pistas sobre o que realmente aconteceu com o Sr. Black - mas eles serão capazes de encontrar o verdadeiro assassino antes que seja tarde demais?
Um mistério parecido com uma pista, uma sala trancada e uma emocionante jornada do espírito, A camareira explora o que significa ser igual a todos os outros e ainda assim totalmente diferente - e revela que todos os mistérios podem ser resolvidos através da conexão com o coração humano.


Molly Gray é camareira no luxuoso Regency Grand Hotel. Ela é uma jovem mulher dedicada ao seu trabalho, mas que sofre com algumas habilidades sociais e após a morte da sua avó, esse detalhe se agravou.

Em um belo dia de trabalho qualquer, Molly descobre o corpo morto de um rico e famoso empresário sr. Black e acaba virando a principal suspeita do assassinato. Agora ela tem que correr contra o tempo para provar sua inocência.


A Camareira é uma leitura rápida, envolvente e diria até divertida. A escrita da autora junto da narração em primeira pessoa feita por Molly faz com que você se veja bastante investido na história. Afinal, quem matou o sr. Black? Eu tive altas teorias e posso dizer que, apesar de achar tudo muito caricato na história, esse mistério real me surpreendeu.

Não é dito com todas as palavras, mas pelos modos e atitudes de Molly percebe-se que ela é neurodivergente. Molly é gentil, trabalhadora e leal, mas creio que a criação um tanto protetora da avó a fez uma pessoa bem inocente. Em sua narração, vemos o quanto ela ainda sofre pela morte da avó, o modo que ela tenta se encaixar na sociedade e, acima de tudo, o quanto ela é manipulável por algumas pessoas ao seu redor. Chega até ser engraçado se não fosse trágica essa situação, já que as pessoas abusam da sua inocência e confiança cega. Houveram várias situações que me deixaram praticamente arrancando os cabelos por ela não perceber a verdade por trás.

A história é vendida como um thriller, mas pra mim está mais para uma ficção policial. Os personagens secundários chegam a ser bem caricatos, mas talvez seja por conta da nossa visão a partir do que Molly enxerga. Porém, um que me surpreendeu bastante foi o sr. Preston, porteiro do hotel; praticamente um anjo da guarda que Molly precisava.

A investigação não chega a ser cansativa, já que a história se dá em apenas uma semana. São nesses momentos que vemos o quanto Molly é subjugada por conta de sua condição e por não reagir como pessoas neurotípicas, ela acaba tendo seu comportamento e como suspeito. (Inclusive, canseira demais da policial responsável pela investigação...)

No geral, A Camareira foi uma leitura rápida e divertida, principalmente conseguindo a proeza de me surpreender em suas páginas finais. Uma adaptação parece estar a caminho, estrelando Florence Pugh.

7 Comentários

  1. Oi Luiza, tudo bem?
    Que bom que foi uma leitura divertida. Fiquei curiosa pelo desfecho .

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie, também imaginei que seria um thriller, mas achei mais parado, coisa que não me incomodou. Gostei de conhecer a personagem e as páginas finais realmente me surpreendeu.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oii, que bom quer foi uma ótima leitura. Já gostaria de saber mais a respeito desse livro.
    beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,
    Eu esperaria tudo, menos ler o adjetivo "divertido" para esse livro! kkkkk
    A capa engana bastante, não leria a obra se não fosse sua resenha não! rs
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro. Achei o título bem instigante e como você disse que é caricato, parece ser bem nos moldes de livros de investigação que eu gosto, nada pesado e que tentamos descobrir quem é o culpado. Eu também gosto de criar teorias durante a leitura, fico tentando adivinhar, mas nunca acerto, risos... Mais uma para a lista. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu! Eu não havia lido nada sobre esta obra ainda e nem imaginava que houvesse uma morte a ser desvendada e uma personagem nestes moldes. Ainda que não seja propriamente um thriller, eu me interessei, em especial por você mencionar que é divertida. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. A Camareira me prendeu ate o final, o que mais cativa nessa história é a presença de Molly gostei bastante da personagem.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)