Resenha #895: Uma Questão de Química - Bonnie Garmus (Arqueiro)

Título: Uma Questão de Química
Título Original: Lessons in Chemistry
Autor: Bonnie Garmus
Série: ---
Páginas: 384
Ano: 2022
Editora: Arqueiro
Sinopse: Traduzido para 35 idiomas, Uma questão de química conta a história de Elizabeth Zott, uma brilhante cientista que vê sua vida mudar quando se torna a estrela de um programa de culinária na televisão.
Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Infelizmente, no início dos anos 1960, a comunidade científica não tem uma visão muito igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam diariamente. Parecem todos determinados a ir às últimas consequências para atrapalhar sua carreira.
Todos menos um. Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, é o único que vê Elizabeth além das aparências e a trata como igual. Contrariando todas as expectativas, ele se apaixona pela inteligência dela, e a química que surge entre eles é avassaladora.
Mas a vida é imprevisível como a ciência. Por isso, alguns anos depois, Elizabeth se vê criando a filha pequena com a ajuda apenas de seu cachorro e de uma vizinha e, por um capricho do destino, se torna a maior estrela do programa de televisão mais visto e adorado dos Estados Unidos, Jantar às Seis.
Sua abordagem incomum da culinária se mostra revolucionária e ela acaba virando o grande fenômeno da nação. Porém nem todos estão felizes com seu sucesso, porque, no fundo, Elizabeth não está apenas ensinando a cozinhar, mas desafiando as mulheres a pensar – e a transformar seu papel no mundo.


Tudo que Elizabeth Zott mais queria na vida era ser reconhecida como cientista química brilhante que é. Porém, por situações da vida, ela acaba sendo apresentadora de um programa de culinária na televisão e suas ideias e convicções vão abalar os EUA nos anos 60.

Uma Questão de Química é aquele tipo de livro que você precisa ter a experiência da leitura para realmente entender o impacto da história. O livro de estreia de Bonnie Garmus é daqueles que você vai ficar pensando muito tempo depois de finalizado.


O pano de fundo é os EUA nos anos 60 e vamos acompanhar Elizabeth em meio à comunidade cientista, composta 99% de homens. Acompanhando sua vida, Bonnie trata de assuntos com machismo, sexismo, competividade feminina, abuso, perdas entre outros. A escrita da autora é bem fluída, o que faz com que a história não fique tão pesada, apesar dos assuntos abordados.

Elizabeth é uma mulher à frente do seu tempo e ela mostra isso a todo momento. Mesmo com todos os percalços e situações complicadas e sofríveis, ela não vai desistir de seu sonho que trabalhar com ciência. Mesmo quando ela é direcionada a apresentar um simples programa tapa buraco da emissora, ela dá um jeitinho de incluir a química no meio. Inclusive, eu amei as passagens envolvendo o programa.

Claramente, a sociedade machista não aceita uma mulher independente, brilhante e inteligente como Elizabeth. Ao longo de sua carreira - seja como química ou como apresentadora - infelizmente ela vai ter que lidar com homens sem escrúpulos e odiosos. Inclusive aqui se encaixa o alerta de gatilho, já que as cenas são gráficas.

Mas nem só embustes rodeiam Elizabeth. Temos o fofo e igualmente inteligente Calvin, o cão super protetor Seis e Meia, a fofa e também não menos inteligente Madeline, a bem intencionada Harriet... são essas pessoas que amam, apoiam e são o apoio de Elizabeth.

A escrita da Bonnie é bem fluída. A leitura tem um bom equilíbrio entre drama e uma pitada de comédia, que se encontra em alguns comentários. A narração em terceira pessoa alterna entre os personagens, focando principalmente em Elizabeth. Inclusive a autora nos conduz um certo mistério sobre o passado de um personagem que, apesar de ter acertado em partes a teoria, ela ainda conseguiu me surpreender.

Recentemente a Apple TV liberou um trailer da adaptação do livro. A série é estrelada por Brie Larson e está com estreia prevista ainda esse ano.

3 Comentários

  1. Oi Lu! Este livro está no meu radar faz um tempinho. A sua é a segunda resenha que leio dele e ambas foram de opinião bem positiva. Quero muito conhecer a jornada dessa protagonista. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tudo bem?
    Vi a Pam Gonçalves elogiando esse livro e botei no radar, e agora lendo sua resenha vi mais motivos pra querer ler. Achei a Brie a escolha ideal pra adaptação, ainda mais com todo o machismo que ela sofreu no MCU.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a ler esse livro mas os primeiros paragrafos não me pegaram e aí não avancei. Mas ainda penso em dar uma chance.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)