Resenha #934: Lovely War - Julie Berry (Viking Books for Young Readers)

Título: Lovely War
Título Original: ---
Autor: Julie Berry
Série: ---
Páginas: 480
Ano: 2019
Editora: Viking Books for Young Readers
Sinopse: Em 1917 a Primeira Guerra Mundial está no seu auge quando Hazel e James se vêem pela primeira vez em uma festa em Londres. Ela é uma pianista tímida e talentosa; ele é um soldado recém-formado com o sonho de se tornar arquiteto. Quando eles se apaixonam, é imediato e profundo – e interrompido quando James é enviado para os campos de morte.
Aubrey Edwards também está se dirigindo para as trincheiras. Um músico talentoso que tocou no Carnegie Hall, ele é um membro da 15ª Infantaria de Nova York, um regimento totalmente afro-americano que está sendo enviado à Europa para ajudar a dar fim a Grande Guerra. O amor é a última coisa em sua mente. Mas isso antes de conhecer Colette Fournier, uma cantora belga que já sobreviveu a uma tragédia indescritível nas mãos dos alemães.
Trinta anos depois que os destinos desses quatro amantes colidem, a deusa grega Afrodite conta suas histórias para seu marido, Hefesto, e seu amante, Ares, em um luxuoso quarto de hotel em Manhattan no auge da Segunda Guerra Mundial. Ela procura responder à velha questão: Por que o Amor e a Guerra são eternamente atraídos um pelo outro? Mas a busca para uma conclusão para satisfazer o marido ciumento revela uma história multifacetada de preconceito, trauma e música e revela que a guerra não é páreo para o poder do amor.


Lovely War é uma obra escrita por Julie Berry que utiliza elementos do mito de Afrodite, Hefesto, Ares e com a participação de Hades e Apolo para contar duas histórias de amor durante a Primeira Guerra Mundial. A narrativa alterna entre os deuses, proporcionando uma visão única e cativante dos acontecimentos que envolvem os personagens.

A história envolve dois casais cujas trajetórias se entrelaçam de maneira fascinante. A escrita de Julie Berry é ágil e repleta de emoção, mantendo os leitores envolvidos do início ao fim. Suas descrições imersivas transportam os leitores para a atmosfera da Primeira Guerra Mundial, permitindo que eles vivenciem os horrores e as esperanças desse período histórico.


O toque especial da obra está na participação dos "deuses" nos eventos que moldam a vida dos quatro personagens principais. A presença de Afrodite, Hefesto, Ares eadiciona uma dimensão mítica e sobrenatural à história, tornando-a ainda mais fascinante, envolvente e complexa. Suas pequenas influências e intervenções nas vidas dos protagonistas adicionam camadas adicionais de emoção à trama.

Os quatro protagonistas são de personalidade única e se destacam do seu próprio modo. A doçura de Hazel, a coragem de James, a resiliência de Colette e a determinação de Aubrey... são características que combinam e se completam. O amor dos casais é algo puro e emocionante, principalmente pelas diversidades que eles enfrentam por conta da guerra. E um destaque também vai para a pauta racial que a autora traz no arco de Aubrey.

O audiobook é maravilhoso. Além de contar com um elenco de narradores espetaculares e que souberam bem transpassar as emoções dos personagens, também possui composições originais.

Lovely War oferece uma combinação envolvente de romance, mitologia, história e emoção, proporcionando uma experiência de leitura cativante para aqueles que apreciam uma narrativa bem elaborada em um cenário histórico rico em detalhes e como o amor pode realmente vencer uma guerra.


0 Comentários