Resenha: Tempestade de Ônix - Rebecca Yarros (Planeta Minotauro)

Título: Tempestade de Ônix
Título Original: Onyx Storm
Autor: Rebecca Yarros
Série: The Empyrean #3
Páginas: 784
Ano: 2025
Editora: Planeta Minotauro
Sinopse: Depois de quase dezoito meses no Instituto Militar Basgiath, Violet Sorrengail sabe que não há mais tempo para lições. Não há mais espaço para incertezas. Porque a guerra começou de verdade, e, com inimigos tão poderosos – tanto de fora das muralhas de Basgiath quanto dentro de suas fileiras –, é impossível saber em quem confiar.
Agora, Violet precisa viajar para além das enfraquecidas defesas de Aretia, a fim de buscar em terras desconhecidas aliados dispostos a lutar ao lado de Navarre. Essa jornada testará os limites de sua inteligência, bem como de sua sorte e de seu poder, mas Violet estará disposta a tudo o que for preciso para salvar o que mais ama: seus dragões, sua família, sua casa e ele .
Mesmo que isso signifique guardar um segredo grande o bastante para destruir tudo.
Eles precisam de um exército. Eles precisam de poder. Eles precisam de magia. E precisam de algo que só Violet pode encontrar: a verdade. Mas uma tempestade está se formando... e nem todos sobreviverão a sua fúria.


Violet continua sendo uma protagonista excepcional, inteligente e determinada. Sua resiliência é testada de maneiras brutais, forçando-a a confrontar duras verdades sobre lealdade, sacrifício e o custo da guerra. Na mesma medida que ela conta com vários aliados e amigos, também vem em inimigos. Inclusive um dos pontos mais legais que é mostrado desde Quarta Asa é a amizade de Violet com seu esquadrão.

Um dos maiores acertos nessa continuação é a expansão do universo. Violet sai dos limites de Basgiath e Navarre por conta da jornada em busca de respostas e uma certa cura. E com isso conhecemos novas culturas e sistemas políticos diferentes. São em negociações em busca de aliados que Violet se destaca, já que desde o primeiro livro sabemos que o seu forte mesmo é a inteligência e perspicaz.


O relacionamento entre Violet e Xaden continua muito bem, porém depende. Seu amor permanece forte e é a âncora dos dois nesses momentos tensos, porém com a nova realidade de Xaden venin, é mais um obstáculo para eles. As cenas entre eles continuam carregadas de química. A forma como ambos lidam com segredos, medo e o peso de suas responsabilidades, porém sempre podendo contar com o apoio mútuo torna a dinâmica entre eles ainda mais rica e intensa.

O forte da história é a escrita da Rebecca e a narração de Violet, apesar em alguns momentos você sente que a história não está avançando muito ou então andando em círculos. Porém os últimos capítulos do livro são um verdadeiro turbilhão de ação. Dona Yarros não economiza em cenas de combate, reviravoltas e momentos de tirar o fôlego.

Apesar dos acertos, Tempestade de Ônix também apresenta algumas falhas. Várias situações se resolvem com conveniências de roteiro que tiram um pouco da credibilidade dos eventos. Além disso, a autora perde oportunidades de explorar certas situações, relacionamentos e personagens com maior profundidade, o que teria enriquecido ainda mais o que foi desenvolvido aqui.

Tempestade de Ônix entrega uma sequência envolvente que amplia o universo construído anteriormente ao mesmo tempo em que mergulha fundo em revelações cruciais, conflitos emocionais e um final de arrancar os cabelos.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Quarta Asa (Fourth Wing)
Livro 2 - Chama de Ferro (Iron Flame)

0 Comentários